oi

oi
COTIDIANO

OI

OI
GEEK

oi

oi
Viagens

Como é Trabalhar com Turismo e Intercâmbio

Oi Gente, tudo bom?
Não sei quantos sabem, acredito que a maioria que me acompanha por aqui saiba, mas eu tenho uma agência de Intercâmbio e Viagens. O caminho pra chegar aqui foi longo e não foi simples, muita gente acha que "amar" viajar é suficiente pra trabalhar com turismo e não é bem assim.
Como eu trabalho com venda de pacotes de estudo em outro país, a crise de 2016 não foi legal e nos deixou preocupados, pegamos a fase  do dólar a R$ 4,20  e a crise que fez todo mundo segurar os gastos e adiar alguns planos. Mas eu posso garantir que ninguém volta arrependido de uma viagem, ninguém me liga pra reclamar dos gastos durante a viagem, pelo contrário, meus clientes me ligam pra dizer que estão sem um real na conta mas que estão muito felizes.

Quando eu vendo um intercâmbio ou uma viagem, eu vendo um sonho, meu cliente não sai da minha agência com algo em mãos, ele sai com uma expectativa e cabe a mim, fazer de tudo para que essa expectativa seja superada. É preciso paciência, é preciso conhecimento, você precisa lembrar de olhar data de validade do passaporte, checar se o cliente precisa tomar vacina, acalmar os pais de adolescentes, ser sincero quanto aos impactos que o cliente vai ter quando chegar lá, pensar no processo de visto, analisar o perfil da pessoa e entender qual o melhor destino pra ela.. são muitos detalhes e um errinho pode gerar muitos problemas.
Você precisa estar de olho em tudo o que acontece no mundo, novas regras de visto, mudanças de leis, acompanhar economia, ler muito sobre as cidades ao redor do mundo, saber o que tem de legal na Austrália e na África do Sul. Saber dizer qual escola é legal pra um executivo na Inglaterra ou qual é mais legal pra um menor de idade na Califórnia.

Além disso tem o depois, o cliente chega no país destino e sente o frio de -5 graus e percebe que não estava tão preparado, é o filho que chora com saudades da mãe e eu preciso animar os dois lados (e é sempre uma experiência legal), é a dificuldade de conversar em outra língua com a família hospedeira. Você é agente de viagens, psicólogo e amiga.

Foram muitos feriados, natais, ano novo e aniversários na frente do computador esperando o avião do nosso passageiro pousar e receber a mensagem que tudo deu certo. Foram madrugadas conversando com mães preocupadas porque o filho chegou e demorou além do imaginado pra mandar uma mensagem dizendo que deu tudo certo.Foram muitas e muitas conversas com pais na agência pra convencer que o intercâmbio é seguro e que transforma uma vida.

Eu não sei qual a sua profissão e com o que você trabalha, mas os altos e baixos estão sempre lá. Eu trabalho com algo que muda a vida das pessoas, que emociona e que me deixa sempre apreensiva, do momento que eu faço uma venda, até o momento em que a pessoa pisa de volta no Brasil.
Mas receber uma foto do seu cliente, de frente com uma paisagem de tirar o folego é realmente muito emocionante.
Posso dizer sim que eu amo o que faço <3



Se você tem interesse em seguir carreira na área de Turismo, e tem qualquer dúvida, pode falar comigo ok?

3 comentários

  1. que post lindo, miga ❤ trabalhar com o que se ama quase nunca é fácil, mas uma parte da recompensa está em se sentir feliz e realizada com isso, né? muito amor.

    ResponderExcluir
  2. Não trabalho com pacotes de intercâmbios e viagens, mas também mudo a vida das pessoas realizando o sonho da casa própria. Trabalhar com imóveis também é um desafio haha. Ler sobre economia ajuda e muito e em qualquer área e faz a gente se preparar antes da maioria e mudar o rumo dos negócios sem sofrer tantos impactos assim. Ainda não fiz o meu intercambio, mas sei que ele muda muito a nossa vida e melhora a nossa visão de mundo. Desejo muito sucesso para a sua agência!

    Beijos
    Vanessa Medeiro

    ResponderExcluir
  3. Cíntia do céu que post maravilhoso, amei muito! Trabalhar com turismo é muito bom, tem seus lados positivos e negativos como qualquer outra área.. mas realmente, ver aquele cliente realizando um sonho e saber que você ajudou aquela pessoa a realizá-lo é sem palavras, né? Muito e muito mais sucesso pra você sempre! <3

    ResponderExcluir

Todos os comentários que desrespeitarem as regras a seguir poderão ser desaprovados:
• Agressões verbais despropositadas.
• Ataques verbais ou ameaças.
• Propaganda despropositadas.
• Derivação excessiva do tema do artigo