oi

oi
COTIDIANO

OI

OI
GEEK

oi

oi
Viagens

10 conselhos que todos que querem morar em outro país precisam ler

1- Cuidado com trabalho ilegal
Eu tenho escutado muito frases do tipo "Eu conheço fulano que trabalho em construção", "eu tenho uma amiga que faz faxina e é rica". A partir do momento que você decide ficar ilegal em um país você precisa viver se escondendo e acaba correndo muitos riscos. Já tive amigos que trabalharam muito, o dia todo e no final simplesmente disseram para eles "Não vou te pagar, porque você não pode fazer nada".  Além disso as leis estão mudando também, as pessoas que empregam trabalhadores ilegais estão também "sofrendo as consequências" e sendo multados quando empregam

2 - Permissão de Trabalho

Procure por países que de alguma forma permitam que você trabalhe de forma legal. Já dei alguns exemplos aqui nesse post : Países que permitem que você Estude e Trabalhe




3 - Tenha experiência Profissional no Brasil
Muita gente nunca trabalhou, sempre teve ajuda dos pais e simplesmente acham que se mudar para um outro país, vai fazer com que chova empregos super legais . Amigos, as coisas não são assim tão simples, se você esta hoje no Brasil e não quer trabalhar em um emprego que não ofereça um computador em uma mesinha com acesso ao Facebook, você não esta preparado para se aventurar. A vida lá fora pode ser melhor mas isso não significa que tudo será mais fácil pra você. Pelo contrário é nesse momento que você vai descobrir o tamanho da sua maturidade e se você esta preparado para enfrentar dificuldades "sozinho"

4 - Não tem Mamãe
Lavar roupa, arrumar a cama, fazer faxina, cozinhar, lavar louça, fazer compras, pagar contas, cuidar de plantinhas. Você sabe fazer tudo isso? Não? Você respondeu esse pergunta com "Só sei fazer miojo"? então caro colega, levanta a bunda do sofá, desliga o Netflix e vai aprender.
Se você for fazer um daqueles programas de trabalho e estudo, e o seu inglês ainda não é ótimo, você vai acabar trabalhando em alguma área mais operacional e saber fazer tudo isso é essencial.  Além de tudo isso você tem grandes chances de dividir um apartamento ou uma casa com alguém, e tudo isso fará parte da sua Rotina.

5 - Guarde Dinheiro
Eu recebo na minha agência um número muito grande de pessoas que me pedem opções de trabalho fora do país, onde de para trabalhar e se sustentar. Eu espero sempre do fundo do meu coração que isso aconteça, mas os primeiros meses serão meses de descobertas e o momento de você ir atrás de um emprego, portanto  nem sempre há garantias de que você terá um emprego logo de cara, ter uma quantia de legal de dinheiro para esse período é essencial. Junte o máximo que você conseguir.


6 - Pratique o Idioma
Esta indo pra Irlanda? Estude inglês todos os dias. Leia, escreva, assista  filmes sem legendas. Você pode sim viajar com inglês básico, porém a possibilidade de você encontrar um emprego se tiver inglês avançado será bem maior.  Saber outro idioma abre portas na sua vida.

7 - Vai com Calma
Eu sei que a situação do Brasil não esta legal e que mudar de país acaba se tornando uma ideia na cabeça de muitos. Se você nunca foi pra fora, eu indico que você planeje um intercâmbio ou uma viagem mais curta, pra você sentir como é que funcionam as coisas fora do país. Muita gente sai do Brasil com a decisão de "nunca mais voltar" e acaba se deparando com algumas situações inesperadas e percebem que não é assim tão simples.

8 - Pesquise
Pesquise tudo. Tudo mesmo. Leia depoimentos de viajantes, entre nos sites das embaixadas, aprenda sobre os vistos, descubra sobre toda a documentação que você precisa, faça simulações com " faixas salarias x custos de vida" e coloque tudo na ponta do lápis. Crie seu diário de viagem.

9 - Procure Especialistas
Visite uma agência de Intercâmbio. Procure investir em empresas que estão há mais tempo no mercado. Cuidado com empresas "desconhecidas", não tem problema comprar online mas verifique de onde veio essa empresa, procure depoimento de viajantes, é muito importante que você se sinta 100% seguro de investir seu dinheiro.

10 - Não Desista
Ir para fora do país não é simples, e o caminho as vezes pode ser longo. Mas nada no mundo pode pagar uma experiência dessa na sua vida. Obstáculos virão e é só respirar fundo e passar por cima deles :)


Já falei e sempre vou falar, se esse é um sonho seu vem conversar comigo :)

5 comentários

  1. Ótimas e bem realistas as suas dicas, eu vou fazer um intercambio "experimental" em julho do próximo ano, vou passar 1 mês em Vancouver, eu sonho em ir fazer um curso, de 2 anos em NY, mas achei melhor primeiro fazer uma viagem internacional, viver em um lugar que eu precise falar em inglês para me aperfeiçoar, também faço curso de inglês, ou seja, antes de dar um passo maior vou fazer um teste, acho muito melhor assim :)
    Estou seguindo e adorando o conteúdo do blog!
    Beijos.
    Tenho um blog sobre filmes, series e cultura no geral. Se puder dar uma conferida eu ficarei muito grata: http://cineleva.blogspot.com.br/ :)

    ResponderExcluir
  2. Vou falar uma coisa louca pra você: eu preciso sair do país para ter uma experiência diferente, além do fato de ser professora de inglês e ter contato somente com os gringus2 que se perdem por aqui e por um boy finlandes que veio me conhecer HIUSHAUIHSUHS
    Mas eu tenho muito medo de todos esses perrengues. Não sou filha de papai que tem toda a grana pra me dar ao luxo de um intercambio á passeio, já falo o idioma... Eu quero ir com algo na certeza, por isso ainda não fui. Não quero rasgar o dinheiro que salvei por esse tempo para ter uma experiência frustrante.
    E o mais engraçado é que todo mundo fala pra mim 'para de ser medrosa e vai'. Medo é diferente de ser realista, não?

    | Sorteio do livro Banksy |
    | FB Page A Bela, não a Fera|

    ResponderExcluir
  3. Amando esses vídeos de vocês, hahahaha.
    Quero ir pra todos esses países que falaram <3 e a Austrália tem esse probleminha de jacarés e aranhas gigantes, mas okkk, hahahaha

    ResponderExcluir
  4. Eu chorei com este post por dois motivos, na TPM eu choro por tudo mesmo e porque estou de mudança pra Portugal e olha, a ansiedade é tanta que não me aguento!
    Estou seguindo as dicas e apesar da língua ser a ~mesma~ só leio livros e busco legendas com o português de lá pra ir me habituando.
    A pior parte? Juntar dinheiro hehehe

    Um beijo,
    Quase Mineira

    ResponderExcluir
  5. Cintia, adorei as suas dicas!
    Deixa eu te perguntar uma coisa... Em setembro vou fazer intercâmbio. Ficarei 30 dias em NY e será em casa de família.
    De manhã terei aula e depois terei o resto do dia livre. Ainda vou fazer o meu roteiro de passeios. Você acha que vou gastar quanto por lá? Não estou indo para comprar, quero mesmo aprender uma nova cultura e ser muito econômica :)
    Mais uma dúvida: ficar em casa de família está me deixando um pouco assustada rsrsrs mas já paguei e não tenho como mudar porque hospedagem em residência estudantil é mais caro e não estou disposta.... você acha que casa de família é uma experiência bacana?
    Beijos,

    www.blogdahida.com

    ResponderExcluir

Todos os comentários que desrespeitarem as regras a seguir poderão ser desaprovados:
• Agressões verbais despropositadas.
• Ataques verbais ou ameaças.
• Propaganda despropositadas.
• Derivação excessiva do tema do artigo