oi

oi
COTIDIANO

OI

OI
GEEK

oi

oi
Viagens

10 dicas para planejar seu mochilão

Poucas são as pessoas que nunca sonharam em se aventurar e fazer um mochilão com os amigos. E já aprendemos desde muito tempo, que planejar com antecedência, além de permitir que você economize e monte sua reserva de dinheeeiros, permite também que você pense em cada detalhe da sua viagem evitando alguns perrengues. Sabemos que perrengues fazem parte da nossa vida, porém evita-los é sempre melhor 
Pensando nisso e analisando várias experiências que ouvi por aí, resolvi listar 10 pontos importantes que precisam ser carinhosamente analisados antes de você partir para o seu mochião




1 - Monte um Roteiro
Coloca o mapa na mesa, e comece a montar o tão sonhado trajeto. Faça todos os testes possíveis. Veja qual trajeto será mais rápido, qual será seu transporte de um lugar para o outro, Trem/Ônibus/Avião, quanto custa um ticket de trem ou uma passagem de ônibus....

2 - Passagem aérea
Caso você decida fazer um mochilão na Europa por exemplo, você precisará escolher qual será sua cidade de desembarque. Esse é um ponto do seu planejamento que poderá ajudar com o tópico aí de cima, porque muitas vezes desembarcar em Madrid por exemplo é mais barato do que em Paris, ou vice e versa, e isso pode determinar por onde você irá começar o seu mochilão.

3 - Compre passagens/tickets antecipadamente
É bem provável que durante o seu roteiro você ande de ônibus ou trem, e você pode adquirir sua passagem ou ticket pela internet na maioria dos casos. Já vi inúmeros relatos, de viajantes que deixaram pra comprar o ticket de trem na hora e pagaram mais de mil reais mais caro do que se eles tivessem comprado antes pela internet

4 - Fique atento a duração da sua viagem de trem.
Na europa, quando a duração da sua viagem de trem é superior a 7 horas, você fará uma viagem noturna. Significa que você irá ficar em um trem com leitos e poderá dormir durante a viagem, economizando assim em hospedagem. 

5 - Seguro Viagem
Gente, por favor, não viaje sem um seguro saúde. Os custos no exterior são bem altos, e diferente daqui são poucos os lugares que oferecem saúde pública, ou seja, se acontecer qualquer coisa durante a sua viagem, além de te dar bastante dor de cabeça, você terá que arcar com todas as despesas médicas.
Na Europa existe o Tratado de Schengen, que estabelece obrigatoriamente que todo turista obtenha um  Assistência Viagem com uma cobertura mínima  de 30.000 euros para garantir assistência médica em caso de doença ou acidente.

6 - Evite ficar apenas um dia em cada destino
Eu sei que quando pensamos em mochilão, a ideia é tentar conhecer o maior número de lugares possíveis em pouquíssimo tempo. Porém  precisamos lembrar de alguns fatores.
Check-in: Normalmelmente o check-in das hospedagens são entre meio dia e três da tarde, portanto o ideal é que você chegue no seu destino nesse horário. Portanto você só vai estar livre de malas e mochilas depois desse horário no dia em que você chega no seu destino ( e vamos combinar, passear de mochila nas costas não é muito confortável)
Cansaço: Correr igual um louco nos pontos turísticos, faz com que você deixe passar pequenos detalhes, e deixam você muito mais cansado. E quanto mais cansado, menos você consegue aproveitar.

7 - Evite alta temporada/ inverno
Dezembro/Janeiro - Julho, esses são os famosos meses de férias, e por causa disso são os meses que fazem com que as cidades fiquem mais cheia elevando assim o preço de tudo. Você pode chegar a pagar o dobro em uma hospedagem ou passagem aérea.
Mochilar, também significa andar bastante. Já imaginou andar o dia inteiro em um frio abaixo de zero? Lógico que é possível, porém se você tiver uma flexibilidade, o ideal é fugir um pouco das temperaturas muito baixas.

8 - Documentos
Verifique se o seu passaporte estará válido até o fim da viagem. Tire uma cópia dele e tenha guardado no seu email. Confira se você irá precisar de visto, países que fazem parte da união européia e do Mercosul não exigem vistos para brasileiros que irão permanecer no país por até 3 meses. 
Tenha em mãos sua passagem de ida e volta, eles costumam pedir por ela durante sua passagem na imigração

9- Não Ande com muito dinheiro
É importante que você tenha um pouquinho de dinheiro em espécie pela facilidade de comprar uma água, dar um troco etc, mas hoje em dia existem os famosos cartões internacionais pré pagos, você carrega ele no Brasil mesmo, e ele funciona como cartão de débito no mundo todo. Você evita o risco de ser roubado ou perder o dinheiro, e pode andar com mais tranquilidade.

10 - Mochila
O que seria de um mochileiro, sem sua mochila. Procure comprar uma mochila de marca boa, ela será sua fiel escudeira durante toda a sua viajem. Olhe se ela tem espaço para uma garrafinha de água, se o material é bom, se cabe tudo...  e etc. Mochilas são melhores para um mochilão porque nem sempre malas de rodinhas vão aceitar o relevo de uma rua, ou serão práticas para o transporte em trens e ônibus.

Fazer um mochilão pode ser simples ou não, mas existem também algumas facilidades. A CI por exemplo, possui vários roteiros prontos de mochilão. Você adquiri um mochilão, e já recebe praticamente tudo prontinho: Ticket de trem, seguro, hospedagem, transfer.. etc 




E agora? Qual o mochilão dos seus sonhos?

4 comentários

  1. Primeira vez que visito e já dou de cara com um post que é tudo o que estava precisando! ♥

    Tenho muita vontade de fazer um mochilão e estou há algum tempo cozinhando a ideia: pesquiso coisas aqui, outras ali, mas nunca saía disso. Tuas dicas certamente farão a diferença nesse meu momento de preparação - e servirão de um incentivo pra eu tirar isso do âmbito das ideias e colocar logo em ação. Obrigada!

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  2. Ótimas dicas, miga! Você sabe que quero conhecer o mundo inteiro e mochilar em todos os lugares possíveis, né? Agora só preciso dos dinheiros mesmo, HAHAHAHAHAHA

    ResponderExcluir
  3. Sou doida para fazer um, mas por enquanto sem condi$$ões rs, mas concordo com vc sobre ficar nenos de 1 dia em cada lugar. Acaba sendo desgastante e você não aproveita muito a região =/

    ResponderExcluir
  4. Vontade: tenho. Dinheiro: ainda não. Dicas: agora tenho também. O post super ajuda e já tô guardando aqui porque vai saber do futuro, né? =P

    ResponderExcluir

Todos os comentários que desrespeitarem as regras a seguir poderão ser desaprovados:
• Agressões verbais despropositadas.
• Ataques verbais ou ameaças.
• Propaganda despropositadas.
• Derivação excessiva do tema do artigo