oi

oi
COTIDIANO

OI

OI
GEEK

oi

oi
Viagens

Como se organizar para um intercâmbio

Decidiu que quer fazer um intercâmbio e não sabe por onde começar? Esse é o problema mais normal e mais legal que existe. Um problema gostoso de ser resolvido. Eu trabalho diariamente com pessoas que tem o sonho de fazer um intercâmbio, mas precisam de um pontapé inicial e por isso resolvi trazer algumas dicas que podem ajudar na hora dessa decisão tão boa. 



Organize o seu Calendário.

Veja quando que você pode tirar um tempinho off pra você. É nas férias do trabalho? precisa conciliar com estudos? Procure tentar fugir dos meses de alta temporada Junho-julho / Dezembro/janeiro, esses meses costumam ter valores de passagens bem mais caras, e é quando a maioria das pessoas resolve viajar.
Se você decidiu que irá ficar durante uma temporada mais longa no exterior, tente imaginar quanto tempo você precisa pra organizar suas coisas por aqui, e poder viajar sem se preocupar com nada que ficou pra trás. ( só com as pessoas que você ama e que vão ficar com saudades de você )

Finanças

Antes mesmo de procurar por preços, faça uma estimativa de quanto você esta disposto a investir no seu intercâmbio. Lembrando sempre que quanto maior o tempo que você pretende ficar fora, maiores serão os gastos. Abra uma poupança para sua viagem, compre mil cofrinhos de porquinhos. Mas não fique extremamente preso a isso, hoje em dia existem diversas formas da pagamento. A CI mesmo ( onde eu trabalho) tem opções de parcelamento em até 24 x .

Pra onde vou?

Agora chegou a parte mais gostosa de tudo, escolher o seu destino. Costumo dizer que isso é muito pessoal, e costumo incentivar todo mundo a realizar sonhos . Sei que o dólar ta alto, mas se você sempre sonhou em conhecer NY, em fazer a rota da Califórnia, e ver de pertinho a ponte de San Francisco que os cinemas tanto gostam de destruir, se esforce pra realizar esse sonho. 
Mas caso você não tenha nada muito específico em mente, LEIA MUITO. Pesquise bastante e se atente aos detalhes.

No GUIA MUNDO da CI, você encontra informações bem legais sobre cada país. Inclusive custo de vida. "Quanto custa uma água" "como é o formato da tomada" " Quantos habitantes tem nessa cidade"

Uma coisa bem importante é lembrar que em outros países as estações do ano "funcionam de verdade", então ir para Londres em Janeiro por exemplo, é ter que se preparar para um friozão. 

O que vou fazer lá fora?

Existem muitas opções de intercâmbio, desde um curso de idiomas pra quem não pode passar muito tempo fora, até opções de estudo e trabalho caso você tenha uma disponibilidade maior, cursos técnicos, trabalho de férias mochilão e etc
Por isso que ir em uma agência de intercâmbio é bem legal, lá eles irão te ouvir ( pode falar vu gente, chore as pitangas) e conseguir te apresentar um programa bem legal, que encaixe direitinho com seu perfil.

"Comprando" meu intercâmbio

Depois de pesquisar muito, se organizar, chegou a hora de bater o martelo. Na hora hora de fechar seu intercâmbio, procure um lugar de confiança e que já tenha bastante experiência no mercado. Não se deixe enganar por propagandas na internet que oferecem tudo a um baixo custo, mas não possuem experiência. Ninguém quer que um sonho, vire pesadelo.



Preparativos

Agora é se preparar. .

Passagem aérea: Quantas malas você pode levar? qual o peso máximo de cada uma. Caso você pretenda fazer mil compras, leve uma com suas coisas e se programe pra trazer a segunda cheia de bugiganga.
Clima: Veja como vai ser estar clima do seu destino. Verão? Inverno? 
Visto: Vai precisar tirar visto? quais os custos? Que documentos preciso?
Vai em algum museu? entre nos site para conferir os horários e dia de funcionamento.
Procure blogs e vídeos de pessoas que já foram, anote os passeios, criei uma agenda pro Intercâmbio.



São muitas informações, e muitas dúvidas mas nada que uma boa pesquisa não resolva.
Viajar e conhecer outros lugares é um dos melhores investimentos que você pode fazer pra sua vida.
O seu intercâmbio só depende de você :) 

2 comentários

  1. Achei bacana seu post, bem detalhado e com certeza vai ajudar muita gente <3
    Eu no momento não ando inspirada mas minha irmã ta fazendo e decidiu super de ultima hora, foi até bizarro o quão do nada foi e os perrengues que passou por não saber por onde auishaius
    Bjuuu

    Loud Like Moi

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas, meu sonho é fazer um intercambio, e tou super interessada naquele que vc vai trabalhar fora, sabe? :]
    Beijos ♡
    Blog: http://carolbrasileiro.com.br/
    Fan Page: facebook/blogcarolbrasileiro

    ResponderExcluir

Todos os comentários que desrespeitarem as regras a seguir poderão ser desaprovados:
• Agressões verbais despropositadas.
• Ataques verbais ou ameaças.
• Propaganda despropositadas.
• Derivação excessiva do tema do artigo