oi

oi
COTIDIANO

OI

OI
GEEK

oi

oi
Viagens

5 erros que cometemos na hora de fazer um currículo

Esse mês pra quem não sabe, eu inauguro minha agência de Intercâmbio e Turismo. YES! FINALMENTE! UHUL! E por causa disso, temos que contratar uma pessoa para trabalhar no lugar mais divertido do mundo!!!  me empolguei . Resolvi divulgar a vaga nas redes sociais e confesso que fiquei surpresa com a quantidade de currículos que recebi. E no meio de todos eles, consegui selecionar cerca de 40% dos currículos recebidos.
 Eu nunca estive desse lado da situação, eu sempre fui a pessoa que enviou currículos e não a que tinha que escolher alguns. Alguns currículos eu lia as primeiras linhas e já descartava, outros eram tão organizados, tão bem escritos, que mesmo que a pessoa não tenha a experiência ou o perfil que procuramos eu decidi arriscar, tamanha organização.

Sem mais delongas, hoje resolvi escrever sobre os maiores "erros" que encontrei durante essa pequena seleção. Eu não sou nenhuma especialista, então to escrevendo baseado no meu ponto de vista do momento, me perdoem se eu falar alguma besteira muito grande.  Montar um currículo nunca é fácil, por isso acho que dicas nunca serão demais

Ortografia
Não tem nem o que dizer. Acreditem, peguei um currículo que começou com "dados pesosais" . Sim, desse jeito. Provavelmente foi um erro na hora de digitar? sim. Mas continuei lendo e vários outros erros de digitação apareceram. Ou seja, estou lendo e  já pensando: "o candidato vai precisar mandar muitos emails por dia, acho melhor não arriscar"

Foto
Achei bem interessante os currículos com foto, pelo menos eu não sinto que estou analisando apenas um pedaço de papel.. Mas também acho que isso é bem opcional, eu não tinha o costume de colocar, mas achei bem legal ver a carinha das pessoas e provavelmente se um dia eu for enviar meu currículo pra algum lugar, vou mostrar as cara hahaa 
Mas... porém.... resolvi escolher uma imagem que descreve bem uma foto de um currículo que recebi. E nem precisa de legendas.



Objetivo
Você se formou em Arquitetura e um dia você quer ser um arquiteto. Lindo isso.
Mas eu tenho uma vaga pra trabalhar em uma agência de intercâmbio. Então quando eu abro o currículo e a primeira coisa que leio é: " Objetivo: Trabalhar na Área de Astrologia", eu fico um pouco desanimada. Não tem problema querer trabalhar na área da sua formação, mas não acho legal você enviar um currículo para uma outra área dessa forma.

Experiência Profissional
Esse foi o Campeão. Acho bem legal você fazer uma pequena descrição do que você fez em cada lugar que trabalhou, enriquece muito e facilita bastante pra quem esta analisando o currículo. As vezes você trabalhou em algo que não é relacionado a vaga que você esta se candidatando, mas na descrição você cita algo que pode ser importante e muito útil para a vaga. 
Mas vi coisas do tipo:  
 Exp. Profissional atual
Cargo: Auxiliar administrativo
nível hierárquico: Aux. Administrativo
Área de atuação: Administrativo

Sem nome de empresa, sem datas, sem especificações. Apenas isso. E era tudo o que tinha no currículo. ou seja como vou saber se o que ele faz hoje, pode trazer algo de bom para minha empresa.

Espanhol Básico
Eu só queria dizer que acho engraçado todo mundo ter espanhol básico. Mi amigo, embromation és diferente de hablar espanhol. 


Acho que muito mais importante do que você ter mil experiências, é você demonstrar que esta disposto a aprender. Demonstrar isso no currículo é essencial, um currículo bem feito já é um super passo a frente de MUITA gente. 

Sei que o post foge um pouquinho dos assuntos que eu costumo abordar aqui, mas achei que seria legal falar um pouco sobre isso.

Bexos

21 comentários

  1. "Mi amigo, embromation és diferente de hablar espanhol."
    HAHAHAHAHHHAHAHHAHAHA morrendo demais
    vou te mandar um twitter que vi sobre isso, hahaha. cara, em pleno 2015 a gente ve umas pessoas colocando coisas absurdas no currículo, NÃO PODE SE. e por favor, sou arquiteta mas quero trabalhar com vc, mim contrata miga.

    ResponderExcluir
  2. Primeiro de tudo, parabéns pela agência, MUITO sucesso
    Eu tô morrendo de rir desse post hahahahahaha
    Já trabalhei em RH então já vi muitos casos nesse tipo também, já cheguei a pegar erros ortográficos assim, bem grotescos. Fora o espanhol básico que todo munto "tem" hahahaha

    www.estranhanoparaiso.com.br
    Instagram: @aline_bianca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você entao deve ter muito mais dicas do que eu hahaha

      Excluir
  3. Caraca, PARABÉEEENS, você deve estar super animada, muito sucesso pra você!
    E adorei as dicas de currículo, você tem toda a razão, já ri algumas vezes com alguns que li (sei que é maldade, mas é que alguns não tem como não rir)

    Beijos, Love is Colorful

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. to mesmo :) e muito ansiosa comendo tudo hahaha

      Excluir
  4. Antes de tudo, parabéns e muito sucesso nessa nova fase!
    E menina, eu já ajudei a fazer seleção de currículo e concordo com todas as dicas que você deu. Tem muita gente que não se atenta de que o currículo é a primeira impressão que se da à empresa, então acaba "esquecendo" da importância de monta-lo direitinho.

    Zona de Conspiração | Facebook da Zona

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela agência, que você tenha muito sucesso. Infelizmente são erros que algumas pessoas cometem, por isso temos que reler e prestar atenção todas as vezes que vamos mandar os currículos.

    Beijos


    http://www.onlyinspirations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada =) muito sucesso nessa vida

      Excluir
  6. Parabéns pela agência e sucesso. ♥
    Erro ortográfico já é uó na internet, imagina em um currículo, meu deus, é pra acabar. haha

    Prazer, Jéssica

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito do post, Cintia. Mas bati palmas para o 5º erro haha Sou formada em Espanhol e me irrita as pessoas achando que sabem falar a língua. Igual inglês que sabem verbo to be e já são intermediários haah Bjs

    http://www.mayaravieira.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahahahaa voce deve sofrer mais do que eu mesmo com issso hahahaha

      Excluir
  8. '' Mi amigo, embromation és diferente de hablar espanhol. '' RI ALTO. Mas isso é verdade, todo brasileiro tem a mania de achar que fala espanhol. Eu já trabalhei em uma loja e já vi cada currículo por lá que dava dó... tem gente que não entende a seriedade disso. E que lindo seu blog, to apx por ele, já coloquei nos favoritos e acompanharei! Beijos www.galadedali.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ai que bom que gostou!!! =) volte sempre hehe

      Excluir
  9. Eu gostei bastante do posts e acho que você me salvaria colocando um modelo de currículo ideal. Semana retrasada precisei fazer um para o meu pai, mas no momento de organizar e desenvolver um layout fiquei tão nervosa e acredito que o chamou atenção foi o que ele continha, mas o medo da forma que organizei acabar com todos os planos dele? Eu vou precisar fazer um para a faculdade quando começar o estágio e já estou arrancando os cabelos!

    Clichê de Escritora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. respira e inspira ! tudo vai dar certo com os curriculos da vida

      Excluir
  10. Bem importante as coisas que tu ressaltou.
    Eu já sou puta velha no mercado então já mandei vários currículos na vida e o primeiro modelo que fiz era deprimente em termos de informações, não só pela falta de experiência e portanto de ter o que escrever, mas porque não sabia como fazer.
    Hoje tento manter sempre mante-lo atualizado, pois o mercado é bastante instável e quero estar preparada caso algo apareça e acredito que ele esteja bem resolvido :D

    Beeijo
    http://resenhandosonhos.com

    ResponderExcluir
  11. Primeiramente, eu quero te desejar muito sucesso nessa nova etapa da tua vida. E quem sabe se você não morasse por aqui eu não realizasse meu sonho na tua empresa? Hahahaha!
    Em segundo lugar eu acho que estou até bem nessa linha de currículo. Nada do que foi citado ocorre comigo, amém. A única coisa que me afeta muito é eu nunca ter trabalhado e isso me prejudica de uma forma indescritível por aqui na minha cidade.
    Xx,
    www.dreamsinparis.com.br

    ResponderExcluir
  12. Primeiro... PARABÉNS PELA AGENCIA! Que demaaaaaaaissssss! hahahaha
    E segundo: parabens pelo post hahahahahahahhaah adoreiiiiiii! Estou nessa fase de mandar currículos também e tipo, ainda bem que não tenho nenhum desses erros HAHAHAHAH (eu acho ahahaha)

    www.hamburguesinha.com.br

    ResponderExcluir

Todos os comentários que desrespeitarem as regras a seguir poderão ser desaprovados:
• Agressões verbais despropositadas.
• Ataques verbais ou ameaças.
• Propaganda despropositadas.
• Derivação excessiva do tema do artigo